Temperatura de cor influencia no ambiente de trabalho?

O que é temperatura de cor?

A temperatura de cor está relacionada com a aparência da luz emitida e à forma como a percebemos, e para realizar a medição é utilizada escala Kelvin de temperatura, que nesse caso vai de 1000K a 10000K. A parte mais baixa da escala corresponde à luz vermelho-alaranjado intensa, enquanto na parte mais alta da escala é comparável com a observação da luz de um céu claro e azul.

Definir a margem de temperatura correta para cada tipo de projeto é muito importante, pois leva em consideração as normas exigidas, o ambiente a ser iluminado e a atividade exercida naquele local. Afinal, é necessário obter um conforto visual e manter a eficiência luminosa.

Escalas Kelvin de Temperatura de cor

Como a temperatura de cor pode influenciar no ambiente de trabalho?

Partindo do entendimento de temperatura de cor, é possível explorar opções em cada projeto luminotécnico, pois as características da temperatura de cor podem influenciar na produtividade, conforto visual, segurança e até no hormônio que nosso corpo produz.

Conforto visual:

Nossos olhos recebem intensidades de luz o tempo todo e, dependendo dessa intensidade, a reação do nosso corpo pode não ser tão confortável assim. Quando forçamos nossa visão para enxergar coisas pequenas ou que estão muito distantes, há um esforço visual semelhante ao que fazemos quando não há iluminação adequada para uma determinada atividade, como a leitura, por exemplo.

Se tratando de uma luz mais amarelada, ela pode dificultar a visão, distorcer as cores e ainda estimular sua produção de hormônio do sono. Por outro lado, se for uma luz mais clara do que o necessário, chegando próximo do tom azul claro, ela poderá não só nos deixar mais alerta, fazendo o efeito hormonal contrário, como também causar irritação e stress, devido a temperatura de cor mais forte.

Iluminação inadequada pode causar desconforto

Produção hormonal:

O hormônio chamado melatonina é produzido naturalmente pelo cérebro e é responsável por avisar todo o corpo que o momento de dormir está chegando. Isso porque, a intensidade da luz que vai diminuindo à medida em que anoitece gera no nosso corpo essa percepção, ativando a produção desse hormônio.

Como a melatonina sofre influência da luz externa, a iluminação do local de trabalho é importante para ajustar nossa percepção da temperatura de cor. Luzes com tonalidades amareladas, ajudam a produzir o hormônio do sono, assim como a luz mais azulada faz com que nossos sentidos fiquem mais alerta e até mesmo irritados. O ideal para atividades que exigem atenção é uma iluminação branca neutra, nem amarelada e nem azulada.

Produtividade:

Quando o conforto visual não está estabelecido pela iluminação isso tende a afetar a produtividade. Isso porque a temperatura de cor pode alterar a produção de melatonina e nos deixar mais sonolentos, demandando muito mais esforço para realizar atividades que precisam de atenção, como trabalhar, praticar esportes e estudar.

Comparação entre diferentes temperaturas de cor no ambiente

Segurança:

Se a temperatura de cor de iluminação inadequada compromete o bem-estar e a produtividade, podemos dizer que estamos próximos do limite da segurança. Isso porque com a desatenção estamos mais propensos a cometer erros e suscetíveis a acidentes de trabalho. Inclusive, a iluminação correta faz parte das normas de ergonomia de iluminação da superfície de trabalho.

O cérebro humano se torna muito mais atento e motivado quando as condições luminosas são favoráveis para isso. Portanto, quando pensar em realizar um projeto de iluminação para sua empresa é importante considerar a ajuda de uma empresa especializada, a qual fará um projeto luminotécnico para iluminar todo o ambiente de forma eficiente e coerente com a atividade a ser desenvolvida.

Entre em contato conosco e solicite um orçamento. Com a ajuda da Liteleds você conseguirá iluminar não só seu ambiente de trabalho, como também aumentar a produtividade e o bem-estar da sua equipe.