Scroll Top
Rua Dr. Domiciano Costa Moreira, 266, Pinheirinho, Itajubá-MG
(35) 99187-0025
Funcionamento: Seg - Sex / 8:00 AM - 6:00 PM

Diferenças entre luminárias multivapores e luminárias de LED

Clear Filters

Quando se trata de projeto de iluminação, seja para iluminação pública, empresarial ou industrial, é importante considerar que o tipo de material da luminária será um fator decisivo para o consumo de energia, para o aproveitamento da luz emitida e ainda para a vida útil daquele produto.

Usualmente as luminárias são feitas de vapor de sódio, metálico ou de mercúrio, no entanto elas possuem um tom amarelado, diminuindo a visibilidade, consumindo mais energia elétrica, além de produzirem muito mais calor do que iluminação.

Por isso, o futuro da iluminação pública são as luminárias desenvolvidas com tecnologia LED, pois sua variedade e versatilidade abrangem os mais diversos setores, são mais econômicas, duráveis e possuem inúmeros benefícios.

Economia:

Por possuir um raio luminoso intenso e gerar muito menos calor, a tecnologia LED proporciona uma economia de até 70% de energia no consumo de energia se comparada com outros tipos de iluminação. Sendo assim, as luminárias de LED são recomendadas para iluminação pública, pela quantidade e pela necessidade de permanecerem ligadas por mais tempo.

Sustentabilidade:

As luminárias de LED possuem uma composição mais simples e sustentável, sendo predominantemente feitas de alumínio injetado, elas podem ser até 99% recicláveis em caso de descarte. Isso mostra que a empresa fornecedora se preocupa com o meio ambiente e assumiu um compromisso em ser o menos poluente possível.

Durabilidade:

Enquanto as luminárias de vapor possuem uma vida útil de aproximadamente 10.000 horas, as luminárias de LED duram até 5 vezes mais, até 50.000 horas. Isso reflete diretamente no custo de manutenção como também na eficiência de iluminação do ambiente, principalmente para iluminação pública viária.

Temperatura de cor:

Enquanto os outros modelos de luminárias entregam uma luz mais quente, com tonalidade amarelada e menor visibilidade, as luminárias de LED mantém uma iluminação branca, garantindo uma visualização do ambiente mais confortável.

Reprodução de cor:

Como as luminárias multivapores produzem uma luz no tom de amarelo, isso acaba distorcendo nossa visão das cores. Já a iluminação de LED proporciona uma iluminação com Índice de Reprodução de Cor (IRC) mais próxima da realidade.

Versatilidade:

Por serem duráveis, econômicas e atenderem aos requisitos de iluminação de qualidade, a iluminação em LED pode ser utilizada para diversos setores, como iluminação pública viária, residencial, comercial, industrial e até mesmo esportiva.

Para cada tipo de ambiente as normas reguladoras especificam índices de luminosidade diferentes, para garantir conforto e iluminar com a qualidade necessária. Tudo isso sem aquecer e economizando mais energia, requisitos que as luminárias convencionais não atendem tão bem.

Iluminação pública com luminárias de vapor de sódio
Iluminação pública com luminárias de LED

Depois de toda essa comparação e exemplificação dos benefícios da iluminação em LED fica muito claro que investir em tecnologia LED para iluminação é a melhor opção em todos os setores, pois além da durabilidade e versatilidade dos produtos, a possibilidade de reciclagem e garantia na diminuição de consumo de energia são os principais fatores relacionados à crise energética e como podemos combatê-la.

Se você procura uma empresa especialista no ramo de iluminação em LED para atender as suas necessidades, saiba que a Liteleds possui uma equipe capacitada para atender ao seu projeto de iluminação seja ele qual for. Confira nosso portfólio e sinta-se à vontade para solicitar um orçamento ou tirar suas dúvidas pelo Whatsapp.

Posts relacionados
Clear Filters

O que são sistemas de telegestão? Sistemas de telegestão são tecnologias que permitem monitorar, controlar e gerenciar remotamente equipamentos, processos…

Estamos felizes em apresentar a linha Minisol-PC, o nosso mais um novo lançamento! Esta luminária é o resultado de uma…

Recentemente, a Liteleds deu início a produção do seu mais novo modelo de luminárias LED: a luminária Linear. Assim como…

Translate »
Abrir bate-papo
Olá, vamos fazer um orçamento?