O que é um Projeto Luminotécnico?

Toda iluminação deve ser planejada pois o tipo de atividade exercida, se o ambiente é interno ou externo, as cores do ambiente e a altura do pé direito influenciam como essa deve ser feita. Para garantir que a iluminação seja eficiente é preciso um projeto luminotécnico, um estudo que mostra onde colocar as luminárias, a quantidade e que tipo de luz seria melhor para aquele ambiente.

Para fazer um projeto luminotécnico é preciso saber para que o ambiente será utilizado, com isso em mente evita-se de iluminar menos ou mais do que precisa. Nos estudos seguimos normas brasileiras que determinam luminância média adequada, uniformidade mínima, índice de reprodução de cor mínimo e ofuscamento mínimo. E por falta de normas nacionais, no caso de ambientes esportivos usamos parâmetros internacionais.

Para realizar esse estudo os engenheiros da Liteleds usam um software chamado Dialux, que fornece a partir das medidas e ambiente informados o posicionamento ideal das luminárias, assim como o fluxo luminoso em cada parte do espaço.  Esse software é usado para os projetos de todos ambientes que trabalhamos, seja para indústrias, municípios, comércios, condomínios ou propriedades privadas.

Como exemplo segue uma parte do estudo feito em uma quadra de tênis 

Pode-se observar que na área que os tenistas ficam tem um fluxo luminoso menor para não ofuscar a visão dos jogadores. 

Além de causar danos aos olhos e desgaste a iluminação excessiva traz aumentos na conta de luz do seu estabelecimento. Enquanto isso, a falta de iluminação diminui a produtividade dos seus funcionários, pois o corpo associa a baixa luminosidade com a produção de melatonina, que é o hormônio que induz o sono.

Um estudo luminotécnico pode proteger você, seus funcionários e seu bolso.