O que devo saber ao comprar uma luminária de LED?

O LED (Diodo Emissor de Luz) é uma tecnologia de iluminação versátil que garante mais eficiência e redução no consumo de energia.

As vantagens do LED podem ser encontradas em qualquer lugar, mas nesse post vamos te explicar o que significam as principais características desse tipo de iluminação.

O que é vida útil do LED?

Vida útil é a quantidade de horas que o LED entrega a luminosidade, temperatura e cor prometidas. No caso da Liteleds, submetemos nossos produtos a certificações e obtivemos resultado de 100.000 horas de vida útil, o dobro da média do mercado.

O que é Índice de Reprodução de Cor (IRC)?

O IRC de uma fonte luminosa é um percentual que mostra o quanto uma determinada fonte luminosa permite visualizar cores com precisão ao ter sua luz refletida, sendo a luz do sol considerada como referência.

Nossos produtos tem um ICR > 80.

 

Índice de Reprodução de Cor (IRC)

 

O que é luminância?

É o quanto de luz o olho humano vai perceber sobre uma superfície, ou seja, o quanto uma luz vai iluminar uma mesa, por exemplo.

O que é iluminância?

O nível de iluminação que a luminária LED produz no ambiente.

O que é eficiência luminosa?

A eficiência luminosa mede o quanto um dispositivo pode transformar energia elétrica em quantidade de luz , sendo dada pela razão entre as duas grandezas. Atualmente, nossas luminárias atingem 150 lm/W. Em um de nossos recentes projetos, alcançamos uma economia de 70% da energia gasta em uma instalação ao substituir luminárias de vapor de sódio por luminárias LED.

O que é temperatura de cor?

Corresponde a cor da luz, a qual pode ser mais amarelada ou mais azulada. Essa escala é medida em Kelvin (K), por isso nas especificações a temperatura de cor aparece entre 3000K – 6500K.

É recomendável luzes mais amareladas em bairros residenciais, casas, condomínios e propriedades residenciais em geral porque essa cor estimula a produção de melatonina a noite – hormônio que induz o sono.

Já em avenidas, rodovias e indústrias utiliza-se luzes neutras e mais próximas do azul porque esse tipo de luz inibe o sono e deixa as pessoas mais alertas.

 

Escala de temperatura de cor Kelvin

 

Cada ambiente tem necessidades luminosas, por isso trabalhamos com diferentes linhas de luminárias, mas mantemos o compromisso de manter a qualidade, eficiência, durabilidade e tecnologia de ponta em todos produtos.

Grau de proteção IP:

Categoriza a proteção a fatores externos como poeira e água, é medido segundo a tabela abaixo:

O primeiro dígito é o grau de proteção contra objetos sólidos como poeira O segundo digito é o grau de proteção contra água
 0 – Não protegido  0 – Não protegido
 1 – Protegido contra objetos sólidos superiores a 50mm de diâmetro.  1 – Protegido contra gotas que caem na vertical
 2 – Protegido contra objetos sólidos superiores a 12mm de diâmetro.  2 – Protegido contra gotas que caem na vertical com o corpo inclinado até 15°
 3 – Protegido contra objetos sólidos superiores a 2,5mm de diâmetro.  3- Protegido contra gotas que caem na vertical com o corpo inclinado até 60°.
 4 – Protegido contra objetos sólidos superiores a 1mm de diâmetro.  4- Protegido contra gotas que caem em qualquer direção
 5 – Protegido contra poeira com chance de entrar poeira no dispositivo.  5- Protegido contra jatos de água
 6 – Protegido contra poeira sem a possibilidade de entrar poeira no produto.  6- Protegido contra jatos potentes de água.
 7- Protegido contra imersão temporária na água, por até 30min à 1m de profundidade.
   8 – Protegido contra imersão contínua na água.

Nossas luminárias de iluminação externa tem proteção IP66 e as que são voltadas para iluminação interna IP65.

Classificação e proteção contra surtos elétricos

Há três classes de proteção contra surtos elétricos provenientes de descargas atmosféricas.

Classe I
Proteção contra surtos elétricos provenientes de descargas atmosféricas diretas, o uso do dispositivo é recomendado em áreas de alta exposição.

Classe II – Todas luminárias Liteleds contam com esse tipo de proteção contra surtos elétricos
Protegido contra cargas atmosféricas indiretas, ou seja, que caem próximas ao estabelecimento ou da rede elétrica.

Classe III
Normalmente usado como complemento de proteção e/ou em locais de baixa exposição às descargas atmosféricas.

 

Entre em contato conosco para saber mais sobre nossos produtos e vantagens!

Esperamos ter ajudado a esclarecer algumas dúvidas.