Como interpretar um projeto luminotécnico?

Se o objetivo da sua empresa é optar por uma iluminação eficiente e de qualidade, que saiba aproveitar os recursos e utilizá-los criar um ambiente bem iluminado, você certamente irá precisar do auxílio de uma equipe especialista no ramo de iluminação.

Afinal, para alcançar padrões de eficiência e economizar energia é necessário a elaboração de um bom projeto luminotécnico e um estudo do ambiente, afim de otimizar a capacidade de iluminação do LED e entregar um resultado que atenda as necessidades da atividade desenvolvida naquele local.

Mas o que é um projeto luminotécnico? E como a sua interpretação pode ajudar o cliente a entender os parâmetros e as adequações às normas de segurança e iluminação?

Acompanhe a leitura do artigo abaixo e se surpreenda com as vantagens do projeto de iluminação.

O que é um projeto luminotécnico?

Vamos começar do início conceituando o projeto luminotécnico e suas características essenciais.

O projeto luminotécnico faz parte da solução desenvolvida pelas empresas especialistas em iluminação para iluminar o ambiente com qualidade, atendendo todas as normas reguladoras.

Profissional trabalhando em um projeto luminotécnico

Após um diagnóstico do local e o entendimento da necessidade de iluminação, o projeto entra em ação para simular em um software, como os diferentes tipos de luminárias, potências e ângulos possíveis podem alcançar um melhor resultado utilizando o menor número possível de luminárias.

O software utilizado para simulação e análise dos cálculos luminotécnicos é o DIALux, o qual é responsável, entre outros fatores, por simular uma visualização gráfica do planejamento representado em 3 dimensões (3D), facilitando o entendimento do projeto.

Como interpretar o projeto?

Já sabemos que o software DIALux projeta a visualização gráfica em 3D do projeto, mas existem algumas observações que podem te ajudar na interpretação do projeto.

O software mostra como a iluminação irá ser projetada no ambiente e propõe uma visualização através de cores e escalas a intensidade da iluminação de acordo coma quele ângulo e potência da luminária escolhida.

Através dessa observação é possível perceber os locais que irão receber mais luminosidade e o porque da escolha daquelas características do produto, seja para atender a uma norma específica, para garantir a iluminação correta para que possa ser exercido determinada função naquele local.

Simulação de um projeto luminotécnico

Como podemos ver através desse exemplo, onde a iluminação é mais intensa e potencialmente direcionada estão em vermelho e, intuitivamente, percebemos que a medida em que o alcance da iluminação vai reduzindo progressivamente, as cores da escala ao redor vão sendo representada por cores menos intensas.

Essa representação é ideal quando se deseja simular o alcance da iluminação em uma banca da de trabalho, por exemplo, ou em situações em que existem uma grande quantidade de postos de trabalhos e maquinários em funcionamento, como num ambiente fabril. Assim o profissional responsável consegue conferir se todos os pontos essenciais de execução de atividades estão adequadamente iluminados.

Tal análise é de suma importância, afinal a iluminação em excesso inviabiliza o bom aproveitamento do espaço, deixando os colaboradores ineficientes. O mesmo ocorre quando a iluminação é fraca e ineficiente, pois dificulta a qualidade do trabalho e pode inclusive causar problemas de saúde.

Como a Liteleds atua no ramo de iluminação?

Somos uma empresa brasileira que nasceu de uma Startup com o propósito de otimizar a iluminação fabricando luminárias eficientes e econômicas, buscando alta performance de funcionamento.

Além da fabricação de diversas linhas de luminárias voltadas para o ambiente industrial, comercial, condominial e esportivo, a Liteleds também atua fortemente no ramo de iluminação pública, atendendo cidades e municípios de todo o Brasil.

Entre em contato agora mesmo e solicite um orçamento sem compromisso! (35) 9 9187-0025