Como interpretar o Selo Procel de economia?

Aproveitando a data comemorativa do dia da eficiência energética vamos falar sobre um assunto que muita gente está familiarizada, mas provavelmente ainda não parou pra pensar no impacto que ele gera na economia de energia, seja em residências, empresas, municípios e até mesmo industrias. Vamos falar sobre o Selo Procel de economia.

Origem do Selo Procel:

Instituído por decreto presidencial em 8 de dezembro de 1993, o selo foi criado pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – Procel, um programa do Governo Federal executado pela Eletrobras, empresa responsável pela geração, transmissão de energia e coordenação de todas as outras empresas do setor elétrico.
Posteriormente, com o objetivo de estimular a disponibilidade no mercado brasileiro de equipamentos cada vez mais eficientes, foram firmadas parcerias entre a Procel, o Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, associações de fabricantes, pesquisadores de universidades e laboratórios.

Selo de identificação Procel

Para criar tal identificação nos equipamentos foram estabelecidos índices de consumo e desempenho de cada categoria de equipamento e, após serem submetidos a ensaios em laboratórios credenciados, apenas os produtos que atingem altos índices são contemplados com o Selo Procel.

Indicações do Selo Procel:

O selo é composto basicamente por oito tipos de indicações, as quais vamos detalhar ao longo deste texto, porém a principal é a indicação de eficiência energética, que é classificada por letras sendo a letra “A” o mais alto nível de eficiência do equipamento, sempre na cor verde. As demais letras que seguem abaixo alternando suas cores em uma escala que sai do verde até a cor de abóbora ou vermelho, exemplificando que as últimas escalas e de cores mais quentes são as menos eficientes.

As demais partes do selo indicam o tipo de equipamento, o nome do fabricante, a logomarca comercial, o modelo do equipamento, a indicação da eficiência energética da escala de setas coloridas, a indicação do consumo de energia mostrados em kWh/mês. Além de informações adicionais sobre o produto e as assinaturas do INMETRO e parceiros relacionados àquele determinado equipamento.

Sendo assim é muito intuitivo e fácil de perceber que, os equipamentos que oferecem melhor eficiência em termos de economia de energia são os classificados pelo selo Procel com legenda A. Com frequência, tais equipamentos podem estar associados a um custo mais alto no momento da aquisição do produto, afinal, sua atuação energética irá proporcionar economia financeira na conta de luz.

Indicações da etiqueta

Impacto gerado pelo Selo Procel:

O programa de integração do selo nos equipamentos trás logo de cara, uma identificação fácil ao consumidor, podendo este avaliar claramente quais são os produtos que irão proporcionar maior economia de energia.

Quando se pensa nessa pequena economia isolada, pode não parecer que o impacto gerado não foi tão grande assim. Mas ao escalar este processo em escala nacional podemos constatar que a eficiência energética proporcionada é riquíssima.

O relatório de resultados do Procel 2021, que tem como base os dados do ano de 2020, constatou que foram economizados 22,02 bilhões de kWh de energia elétrica, além de evitar a emissão de 1,36 milhões de toneladas de CO² na atmosfera, o que seriam equivalentes a emissões de 467 mil veículos durante 1 ano.

Eficiência energética incentivada pelo Selo Procel

Por isso, quando se trata de economia o Selo Procel garante a melhor maneira de investir em produtos que irão ajudar a população a economizar dinheiro e todo um país à poupar energia elétrica, contribuindo para a sustentabilidade dos recursos naturais e ambientais.

Falando em eficiência energética, todas as luminárias certificadas pelo Inmetro da Liteleds possuem o Selo Procel categoria A de eficiência. Isso mostra o comprometimento da nossa empresa em oferecer sempre o melhor produtos para seu município economizar.

Saiba mais sobre as luminárias públicas Liteleds pelo Whatsapp.