Benefícios da modernização da iluminação pública

Quando se pensa em iluminação pública das cidades brasileiras, há de se pensar também no consumo de energia elétrica para este fim na mesma proporção. A grande maioria da iluminação pública atual é composta por lâmpadas multivapores, sendo essas responsáveis pela ineficiência energética do sistema de iluminação público atual.

Mas primeiramente vamos entender do que se trata a modernização da iluminação pública e porque fazê-la, já que se trata de um investimento para os municípios.

Como modernizar a iluminação pública?   

A modernização da iluminação pública nada mais é do que a substituição de elementos e produtos de iluminação para proporcionar mais economia, eficiência, segurança e qualidade na gestão da iluminação pública.

Tal passo exige um planejamento estrutural das prefeituras e municípios para realizar a compra e substituição dos produtos de iluminação de vapor pela tecnologia mais eficiente no mercado de iluminação LED.

Iluminação pública ineficiente

Quais os benefícios de realizar tal modernização?

São muitos os benefícios proporcionados pela modernização da iluminação pública, isso porque o LED é a melhor tecnologia para iluminar grandes áreas com o menor custo possível.

Manutenção: as lâmpadas de vapores possuem uma vida útil consideravelmente menor do que as luminárias de LED, que são a melhor opção para substituí-las. Enquanto uma lâmpada de vapor tem uma vida útil de até 24 mil horas, as de LED podem chegar até 90 mil horas. Isso diminui drasticamente o custo de manutenção e troca das luminárias.

Sustentabilidade: pensando no futuro do planeta a tecnologia LED pode proporcionar a diminuição de gases prejudiciais, pois a iluminação com lâmpadas de vapores também está diretamente relacionada à emissão de gases do efeito estufa. Com o LED isso não ocorre, e há também uma drástica diminuição na geração de calor pela luminária.

Segurança pública: a iluminação pública de qualidade dá a sensação de bem-estar para o cidadão e a sociedade como um todo, aumentando a qualidade de vida da população. Já no fator de segurança os resultados são ainda maiores, com a diminuição do índice de criminalidade, já que os delitos ocorrem, geralmente, em locais pouco iluminados ou com iluminação precária.

Tecnologia LED de iluminação

Economia: além de mais eficientes, as luminárias de LED são mais econômicas devido a tecnologia LED que é capaz de produzir uma iluminação mais poderosa consumindo menos energia. Este fator econômico é o mais buscado pelas prefeituras, já que o consumo de energia elétrica das vias públicas pode chegar ate dois terços do consumo de energia de todo o país.

Pensando em Cidades Inteligentes

Telegestão: para ir mais além no quesito de modernização da iluminação pública, a telegestão é uma aliada no gerenciamento remoto das luminárias. Através de um software é possível gerar relatórios de consumo, avaliar o funcionamento das luminárias, bem como identificar possíveis problemas ou falhas. Outro benefício da telegestão é a dimerização das luminárias, isto é, o controle da intensidade de luz emitida. Através da dimerização é possível economizar ainda mais energia, evitando o uso excessivo de energia quando não há real necessidade.

Agora que você já conhece todos os benefícios da modernização da iluminação pública fica fácil entender por que esse mercado de iluminação LED está crescendo e ganhando proporções maiores dentro da iluminação pública.

A Liteleds que atua há anos nesse mercado entende a necessidade dos municípios e desde seu primeiro produto fabricado já trabalhava para garantir a qualidade, eficiência e economia que as luminárias LED devem proporcionar.

Quer saber sobre nossos produtos? Acesse nosso catálogo virtual e se informe um pouco mais sobre os benefícios da iluminação pública conhecendo os números de economia de nossas luminárias.