Scroll Top
Rua Dr. Domiciano Costa Moreira, 266, Pinheirinho, Itajubá-MG
(35) 99187-0025
Funcionamento: Seg - Sex / 8:00 AM - 6:00 PM

Soluções em Iluminação LED para a Mobilidade Urbana

Clear Filters

Um dos grandes focos da Liteleds e também um dos pontos que temos maior excelência atualmente, é no desenvolvimento e fabricação das nossas luminárias direcionadas a iluminação pública viária. Hoje, viemos expor aqui um pouco do porquê é tão importante uma iluminação pública viária de qualidade para as ruas das cidades, e qual o impacto disso na qualidade de vida das pessoas.

Breve Histórico da Iluminação Pública no País

As primeiras luminárias públicas que se tem registro foram instaladas em meados do século XIX, por volta do ano de 1854, na cidade de São Paulo. Inicialmente, eram lâmpadas de óleo de banana, que tinham que ser acesas manualmente. Mais para o final do século, em 1883, iniciou-se a utilização das primeiras luminárias elétricas, na cidade do Rio de Janeiro. Com isso, em poucos anos, boa parte do país já tinha acesso a iluminação.

Entretanto, foi só depois da década de 1960 que as lâmpadas incandescentes e fluorescentes começaram a ser substituídas por opções mais viáveis e econômicas. Já as luminárias LED ficaram mais conhecidas apenas a partir dos anos 2000 e, desde então, vem ganhando cada vez mais espaço nas ruas das cidades brasileiras.

Iluminação pública antiga

A Era da Iluminação LED nos espaços públicos do Brasil

É fato que a iluminação LED veio para revolucionar o nosso entendimento do que é se ter uma iluminação de qualidade em um ambiente, propiciando grande economia energética, segurança e conforto visual, e ainda sendo uma opção muito mais sustentável para o meio ambiente. Consequentemente, nos dias atuais, a demanda por iluminação LED está crescendo exponencialmente.

Na Liteleds, trabalhamos com o foco no desenvolvimento de soluções inteligentes na área de iluminação e telegestão, e fabricamos luminárias LED com alto padrão de qualidade e eficiência. Os principais diferenciais dos nossos produtos estão relacionados aos seguintes pontos:

  • Eficiência energética: as luminárias LED proporcionam em média uma economia de 50% no consumo de energia em relação aos demais modelos;
  • Vida Útil de cerca de 11 anos;
  • Alta qualidade e prazos de garantia;
  • Telegestão: permite uma ampla e eficiente gestão dos campos luminotécnicos ao proporcionar automatização, dimerização, detecção de falhas e permitir o monitoramento de parâmetros elétricos das luminárias, facilitando, assim, o processo de manutenção.
Luminária Liteleds modelo Minisol-S

Mas, afinal, qual o impacto da iluminação LED na mobilidade urbana?

Além de ser uma parte importante para a estética dos ambientes, a iluminação nas ruas de uma cidade desempenha um papel fundamental na segurança e eficiência da mobilidade urbana. Embora muitas vezes seja subestimada, a presença adequada de luz nas vias públicas é um componente fundamental para garantir que o trânsito das cidades funcione de forma eficaz e que seus habitantes possam se deslocar com tranquilidade durante a noite, benefícios que são possibilitados pelas luminárias LED quando instaladas corretamente.

Ruas bem iluminadas tornam mais fácil a visibilidade daqueles que estão diariamente transitando por elas, sejam eles pedestres, ciclistas, motociclistas ou motoristas, principalmente durante a noite ou em condições climáticas adversas, podendo ser um fator decisivo para se atentar a possíveis imprevistos e prevenir acidentes.

Além disso, o fato de que as luminárias LED são mais eficientes faz com que haja uma redução nos custos operacionais das cidades por conta da economia de energia e diminui o impacto ambiental, promovendo uma abordagem mais sustentável para a iluminação urbana.

Dessa forma, podemos notar que se garantir uma iluminação de qualidade nas cidades não está relacionado somente a estética, mas é, na verdade, uma medida essencial para o bem-estar da sociedade e o desenvolvimento sustentável das cidades. Seu planejamento e implementação, portanto, deve seguir parâmetros normativos, sendo conduzidos por empresas especializadas em luminotécnica e soluções de iluminação (como a Liteleds), para garantir que as necessidades de iluminação sejam corretamente atendidas.

Case Liteleds: cidade de Campo do Meio
Posts relacionados
Clear Filters

O que são sistemas de telegestão? Sistemas de telegestão são tecnologias que permitem monitorar, controlar e gerenciar remotamente equipamentos, processos…

Estamos felizes em apresentar a linha Minisol-PC, o nosso mais um novo lançamento! Esta luminária é o resultado de uma…

Recentemente, a Liteleds deu início a produção do seu mais novo modelo de luminárias LED: a luminária Linear. Assim como…

Add Comment

Translate »
Abrir bate-papo
Olá, vamos fazer um orçamento?