Scroll Top
Rua Dr. Domiciano Costa Moreira, 266, Pinheirinho, Itajubá-MG
(35) 99187-0025
Funcionamento: Seg - Sex / 8:00 AM - 6:00 PM

Você sabe o que é RETROFIT de iluminação?

Clear Filters

O termo RETROFIT é comumente utilizado pela área de engenharia para nomear um processo de modernização, sendo ele aplicado em equipamentos ou edificações antigas, os quais precisam se atualizar para se enquadrar dentro de normas e padrões de segurança e funcionamento.

Para o campo de iluminação o Retrofit busca o mesmo propósito, de aprimorar os equipamentos de iluminação com o foco voltado para as tecnologias mais avançadas, eficientes e econômicas. Tudo isso mantendo as características do projeto estrutural original, aplicando melhorias apenas no que concerne a iluminação daquele ambiente.

Podemos considerar que a maioria dos grandes espaços que necessitam de iluminação adequada é o mesmo local onde se desenvolve inúmeras atividades importantes da economia, como uma indústria, fábrica, um galpão de produção e até mesmo áreas de circulação externa, como vias públicas.

Nesses locais de grande atuação interna a iluminação é um fator chave para a produtividade, por isso, esse quesito deve ser revisto e planejado com a ajuda de profissionais.

Atividade econômica de um galpão industrial

Quando realizar um retrofit de iluminação?

A ação do tempo é certeira em todos, inclusive nos equipamentos. Instalações antigas estão há mais tempo em processo de depreciação e isso pode interferir na qualidade da iluminação. Por isso, quando há um sistema antigo, com iluminação muito onerosa e apresentando falhas contínuas, chegou o momento de pensar na realização de um retrofit.

Outra possibilidade é quando a iluminação do ambiente está fora das normas vigentes, como a ABNT NBR 8995-1, que é a norma regulamentadora de iluminação em áreas internas e a NBR 5101, que define padrões de iluminação para áreas externas. Sendo assim, para se adequar a norma vigente também é recomendado a realização de um retrofit.

Se houver conformidade com as normas e um sistema relativamente novo, porém com altos custos de manutenção e um consumo muito alto de energia, realizar o retrofit de iluminação também é uma ótima opção. Isso por que ele envolve estudos luminotécnicos na sua composição, o que leva em consideração o tipo de tecnologia a ser aplicada, a quantidade de luminárias e lâmpadas instaladas, bem como a busca pelo maior aproveitamento em termos de eficiência e economia.

Quais as vantagens de realizar um retrofit?

Fazer um aprimoramento completo de um sistema de iluminação requer uma equipe e empresa competente para realizar o serviço. Isso por que o retrofit é uma excelente oportunidade para revitalizar aspectos locais e melhorar ainda mais o funcionamento da atividade exercida.

Manutenção do sistema elétrico

Proteção contra intempéries: ao realizar um retrofit é possível fortalecer aspectos da estrutura de iluminação e protege-las contra ações do clima e do tempo. Além de, é claro, a nova tecnologia ter sido projetada para ser mais resistente.

Diminuição do custo de manutenção: se esse quesito está sendo um peso no orçamento mensal o retrofit de iluminação pode ajudar. Juntamente com a modernização de produtos e equipamentos e inserção de novas tecnologias é possível reduzir drasticamente custos de manutenção.

Adequação à normas vigentes: essa vantagem pode proporcionar ainda mais segurança e eficiência para o local como um todo, desde o aproveitamento de luz ambiente até qualidade e bem estar dos colaboradores.

Ausência de raios UV: graças a inserção de tecnologias atuais, como a iluminação em LED, é possível desfrutar de benefícios para a saúde, evitando a exposição da pele com raios que podem ser nocivos ao longo do tempo.

Galpão industrial com iluminação LED eficiente

Sustentabilidade: a tecnologia LED é exorbitantemente mais econômica do que outras tecnologias de iluminação, sendo assim, o quesito sustentabilidade está atrelado a ela pela sua durabilidade, resistência e capacidade de consumir muito menos energia do que outros tipos de fontes de iluminação.

Uniformidade e homogeneidade: quando o projeto de iluminação é realizado por uma equipe e empresa do ramo de alto nível, os ganhos são os melhores possíveis. Entre eles a uniformidade e homogeneidade de iluminação que um bom estudo luminotécnico e aplicação correta de luminárias pode oferecer.

Se você identificou alguns pontos citados aqui e gostaria de trazer melhorias para sua empresa, produção ou indústria, entre em contato agora mesmo!

Através do nosso portfolio você tem acesso aos projetos incríveis que foram executados pela Liteleds e pode constatar a qualidade de nossos produtos de iluminação com o catálogo da luminárias.

Posts relacionados
Clear Filters

O que são sistemas de telegestão? Sistemas de telegestão são tecnologias que permitem monitorar, controlar e gerenciar remotamente equipamentos, processos…

Estamos felizes em apresentar a linha Minisol-PC, o nosso mais um novo lançamento! Esta luminária é o resultado de uma…

Recentemente, a Liteleds deu início a produção do seu mais novo modelo de luminárias LED: a luminária Linear. Assim como…

Translate »
Abrir bate-papo
Olá, vamos fazer um orçamento?